segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

MEU VIVO PREFERIDO


Há dias exageradamente parados. Olhamos pela janela e não encontramos nenhum passarinho, borboleta ou inseto voando por aí. Até mesmo o vento parece ter se perdido em alguma terra desconhecida e, por isso, não apareceu para brincar com as folhas das árvores.

O celular está mudo. No Orkut e no Recanto, nenhum recado ou comentário novo. O e-mail parece que travou naquele número X de mensagens novas, de tal forma, que nem e-mails de propagandas são recebidos.

De repente, o celular começa a emitir sinais vibratórios e luminosos loucamente...

Quando disse que ele estava mudo, falei literalmente. Já faz tempinho que não ouço mais a voz dele e isto me deixa triste, porque gostava tanto quando ele me dizia ao receber uma mensagem: “Eu tô brabo! Eu não gosto mais disso! Eu vou é te bater na bunda, ó! Óia aqui, ó”, ou, quando alguém ligava e ele cantava para mim a música “I’m with you”, da Avril Lavigne ou “Same Mistake, do James Blunt. Agora ele não me diz mais nada, apenas treme todo e fica piscando, na tentativa de chamar minha atenção. (Falando nisso, preciso levá-lo ao médico antes que expire a garantia...)

E foi num dia como este, que descrevi acima, que meu celular veio quebrar com a monotonia aparente e evidente. Ao ouvi-lo vibrar, saí correndo feito louca para ver quem poderia ser. Peguei o celular e vi escrito na tela: “1 mensagem recebida”. Ao abrir a mensagem, quanta decepção a minha... Era, simplesmente, uma daquelas mensagens da operadora informando sobre alguma promoção.

Como estava tudo parado mesmo, nem um ser vivo parecia querer dar sinal, resolvi consultar meus créditos: “Sado Recarga: R$ 0,45 validade 10/02/2009 - Saldo Bônus: R$ 4,95 validade 01/12/2008”.

- Ops! Que dia é hoje, mesmo? Pensei comigo.

Sim, já era dia primeiro de dezembro e como sempre, eu tinha saldo bônus para vencer e como sempre, eu iria perdê-los.

Pois bem, naquele dia não!

O chato destes saldos bônus é que eles me permitem ligar apenas para números da mesma operadora, ou seja, VIVO, e aqui na minha cidade e nas cidades da região, quase todas as pessoas que eu conheço têm celulares de outras operadoras, o que dificulta minha vida, tornando-se uma tarefa árdua tentar aproveitar estas vantagens que me são oferecidas. Contudo, estava decidida a não perder aqueles bônus, afinal de contas, eu os ganhei e tinha todo o direito de usufruir deles.

Sabia para quem iria ligar. Para a pessoa que eu sempre ligo, ou seja, para minha amiga e “mamis” do coração (uma das poucas “vivas” dos meus contatos, talvez, a única).
Vejam como se gasta créditos bônus:

- Oi.
- Oi Di, tudo bem?
- Tudo e você?
- Tudo bem sim. Di, você sabe que é “meu VIVO preferido”, né?
- kkkkkkkkk
- Tô falando sério! Então, por você ser “meu VIVO preferido”, tô te ligando para gastar meus créditos com você.
- Hum!
- Vixe! Acho que minha bateria também está acabando.
- kkkkkkkk
- Se eu sumir de repente, é porque meus créditos ou minha bateria acabaram, tá.
- ( )
- Di! Di! Você ainda está aí?
- ( )
- Di?

Pois é, a bateria foi antes dos créditos... Até o meu celular conspira contra mim na tentativa de gastar meus bônus.
.
Dany Ziroldo

domingo, 7 de dezembro de 2008

ALGEMAS DE PRATA

Sentaram-se no sofá da sala, de mãos dadas, e assim permaneceram, imóveis, mudos, assistindo um programa qualquer. Ricardo não se atrevia a dizer uma palavra, sabia que Isadora não gostava de ser interrompida quando estava prestando atenção em algo, mesmo que fosse em um programa chato da TV. Ela, por sua vez, demonstrava estar compenetrada, no entanto, apenas viajava em sua imaginação e ele, é claro, também seguia junto...

- Amor, precisamos conversar – disse Ricardo assim que entraram no carro.
- Diga.
- Hoje é o aniversário dele, não é?
- Dele quem?
- Do seu ex, oras.
- Como você sabe que hoje é o aniversário dele?
- Vi o recado que você deixou pra ele no Orkut.
- É, deixei sim.
- Pensei que você tivesse dito que nunca mais falaria com ele.
- Disse e por isso não falei, apenas deixei um recado.
- Tudo bem, não vamos discutir por isso – sorriu e pegou carinhosamente em suas mãos.
De repente, seus olhos perderam o brilho:
- Cadê sua aliança?
- Minha aliança? – Isadora puxou a mão que estava presa na dele e a escondeu – Minha aliança? Acho que esqueci de colocá-la depois do banho.
- Como assim você esqueceu? Você não poderia ter esquecido, sabe o quanto significa para mim, quer dizer, pra nós. Achei que me amasse, Isa.

Enquanto os olhos deles se enchiam de lágrimas, ela era tomada por um misto de revolta e força, sentia-se tão forte que poderia conquistar o mundo, só não conseguia controlar as palavras que saíam de sua boca, coisa que sempre fez tão bem.

- Por acaso já me ouviu dizer que te amava?
- É, não, mas... – respondeu ele um tanto embaraçado e surpreso com a pergunta.
- Pois é, acho que não preciso te dizer mais nada.
- Mas, achei que você nunca tinha dito porque é sempre tão fechada, tão calada e não tem o costume de falar muito sobre o que sente...
- É, talvez não teria dito, então, vou ser mais clara. Por acaso já me viu escrevendo que te amava?
- Também não, – agora ele parecia mais confuso – achei que você nunca havia falado de mim em seus textos, porque estivesse com vergonha, você é tão tímida.
- Você tem razão, talvez seja tímida, talvez seja fechada e talvez nunca fale sobre o que sinto, mas cansei disso, ouviu. Cansei de tentar dizer as coisas não dizendo, cansei de falar nas entrelinhas e já que você não me entendeu até agora, vou dizer com todas as letras, o que deveria ter dito faz muito tempo: EU NÃO TE AMO!!!

Isadora abriu a porta do carro e antes de fechá-la, voltou-se e disse:

- Ah! Não se preocupe, depois lhe devolvo sua preciosa aliança.

Sentindo-se livre daquela algema de prata, a qual consentiu que lhe prendessem, suspirou aliviada...


***


- Amor, amor... Este programa está tão interessante assim? Você não tirou os olhos da TV desde que nos sentamos aqui. Parece até que está lá dentro da telinha e não aqui comigo.

Como se estivesse sido tirada a força de um sonho, o olhou assustada. Soltou suas mãos da dele e as trouxe para perto de si.


Com pesar, viu que a aliança ainda permanecia ali, intacta...
.
Dany Ziroldo