domingo, 29 de junho de 2008

A PRESENÇA DA POESIA

Em tempos antigos, talvez, escreveria alguns versos, por acreditar que a poesia estivesse presente apenas nesse formato e esta seria a única forma de expressá-la. No entanto, aprendi com o tempo que este sentimento tão doce pode estar vivo e impregnado no contorno de uma flor; na dança, às vezes, quase imperceptível das folhas ao ritmo do vento ou até mesmo nestas minhas singelas palavras.
O aprendizado segue por toda nossa vida e hoje aprendi, ou melhor, senti mais forte do que nunca, que, realmente, a poesia se veste de diversas formas. Ela esteve ali, naquela presença que a memória nunca mais esquecerá; nos seus gestos harmoniosos, feitos como se tivessem sido ensaiados minuciosamente, unicamente para aquele momento; na sua voz, terna e suave, que os ouvidos pedem para que não se calem jamais; no seu olhar... Ah! No seu olhar! As palavras não seriam capazes de traduzir a poesia transmitida pelo seu olhar.

É provável que se perguntem ou me perguntem: quem é este ser tão especial que é capaz de transmitir toda esta poesia? Prefiro me calar a esta pergunta, não por haver a necessidade de se preservar sua identidade, mas sim pelo fato de que a poesia está viva em cada partícula de ar e senti-la ou não, é uma questão de olhar – me disseram, certa vez, que é preciso saber olhar e ouvir as coisas, não poderiam ter dito algo mais sábio – e a verdade é que eu encontrei a poesia ali e, talvez, ela tenha passado despercebida por vocês.

Não sentiram a poesia ainda? Não se preocupem! Ela é dinâmica, até mesmo onipresente, basta apenas estar atento aos seus sinais. Tudo se resume numa questão de olhar (ouvir? sentir? cheirar? experimentar? E por que não?). Por isso, permitam que a poesia invada seu espírito e não se incomodem por não senti-la como o outro, pois cada um precisa descobrir/aprender a identificar a doce presença da poesia a sua maneira.

Danielly Ziroldo

2 comentários:

  1. Hello my pretty friend! =
    writing in English, hehehe... I try.. God is Perfect... my words is "more os less" (é assim?) rsrs
    Hey...:
    we are the world... we are can all in the world...
    But is only try and try...
    I understand you perfectly...
    ;-)
    Only more one thing I say: You are fantastic! rsrsr
    My friend Gary tell me... =)
    Fantastic
    Perfect
    Very good
    good
    ok
    horrible
    etc etc etc
    rsrsr
    I miss you!
    Always remember you...
    Big kisses!!!
    A bear’s embracing to you
    rsrsr

    ResponderExcluir
  2. oi Dan,
    como eu te disse um poeta prá mim é um verdadeiro poeta quando ele me faz calar diante de uma poesia, não é a primeira vez que voce faz isso comigo, amo quando voce fala da poesia, voce consegue transmitir amor por essa arte e esse texto, A presença da Poesia, não só me fez calar mas mexeu demais com tudo o que sinto sobre a poesia que também não consigo definir mas foi muito bom sentir, embora eu não consiga explicar eu senti uma sensação muito boa de ser alguém além de mim, como se houvesse uma janela aberta pra o outro mundo, creio que Platão diria, o mundo das idéias, bom acho que vc entendeu que eu não to conseguindo explicar, continue a escrever, beijo amiga.

    ResponderExcluir

Saber que você passou por aqui é muito importante para mim... Portanto, não deixe de comentar...

Agradeço-lhe a visita!

Abraços,

Dany Ziroldo