quinta-feira, 12 de março de 2009

E SE FOR REALMENTE GRAVE?



Procuro não me indignar com os inúmeros absurdos que vejo ou escuto todos os dias; no entanto, hoje esta indignação se faz necessária, pois com a vida não se brinca.

Para assegurar os cuidados necessários para a garantia da vida humana, vários órgãos foram criados, mantidos por diferentes entidades e contando com o trabalho de diversos profissionais para atender as mais distintas situações.

Para situações de emergências, existe o Corpo de Bombeiros, Paramédicos, Defesa Civil, entre outras equipes com siglas variadas, mas todas com o mesmo objetivo.

Asseguro que em uma partida de futsal nunca se espera que algo de grave realmente aconteça, entretanto, uma destas equipes sempre permanece no local para uma eventual fatalidade, como a de hoje:

Depois de um choque entre dois atletas, um dos jogadores desmaia e por, aparentemente, haver gravidade no caso, todo o time e alguns amigos da arquibancada correm para socorrê-lo e gritam para que a "equipe" se faça presente.

(Começa aqui minha indignação e, acredito, a indignação de boa parte das pessoas que também estavam no ginásio esta noite.)

Solicitada por haver um atleta necessitando de atendimento, em vez do atendente descer a arquibancada com pelo menos um kit de primeiro socorros nas mãos e o mais rápido que pudesse realizá-lo, a cena que vimos foi totalmente oposta. Como se o tivessem chamado apenas para termos a graça de sua presença, ele desceu de mãos vazias e, o pior de tudo, contando os passos. Enquanto os meninos do time e amigos espectadores demonstravam preocupação, aquele que deveria oferecer socorro desfilava no meio da quadra.

Somente após alguns minutos, ele resolveu buscar uma maca, e, indo e voltando, com a mesma velocidade já descrita, foram merecidas as vaias atiradas pela torcida, inclusive por mim.

Agora, estou aqui escrevendo este texto, com a máxima indignação que me é permitido demonstrar, sem saber o real estado do rapaz e me perguntando: “Se alguém estivesse morrendo ali, deixariam que morresse com toda esta tranquilidade?”

Com a vida não se brinca! Não importa se o caso aparente ser grave ou não, um atendimento adequado e rápido é fundamental...
.
Dany Ziroldo.

7 comentários:

  1. Oi Dani!

    Viu só! Blog de cara nova! rsrsrs
    Q bom q gostou.

    Quanto ao teu texto, ficam algumas perguntas: Até que ponto a vida humana é importante?
    Quanto vale uma vida?
    Estamos aqui. Estamos bem. E o próximo, como está? Você se preocupa?
    Faz algo pra mudar?

    Enfim...
    Apesar de tudo, é preciso acreditar que alguma coisa vai mudar no comportamento humano.
    É preciso acreditar sempre!

    Ótimo finzinho de semana pra vc!!!
    Tududibão!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Tua indignação é a das pessoas de e do bem, que se preocupam com o próximo e não aguentam ver quem assim não faz...Impressionante teu relato.E como ficaria a consciência desse atendente que não teve a preocupação da urgência???Ou será que nem a tem?

    Um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Perfeita, Day.

    Absolutamente pertinente a tua indignação, crítica, denúncia, voz...

    O que se espera de quem está a postos paraprestar socorro éomínimo de iniciativa, assertividade e senso humanitário.

    Penso que antes quealguém, de facto, se machuque, outros meios deveriam divulgar este fato, grave, sim. Felizmente, sem vítima fatal.

    Com admiração,

    Mai

    ResponderExcluir
  4. ée triste, mas principalmente revoltante o descaso com que alguns tem!!!!!
    e se os papéis estivessem trocados?? e se fosse ele q precisasse de socorro urgente?? ou então alguém de sua família????

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Dany

    Vim retribuir sua visita ao meu blog, e agradecer o carinho.
    Fico muito feliz de saber que as mensagens acalmam os corações e deixam DEUS trabalhar na vida de todos que passam pelo Blog. Desejo muito ser um instrumento nas mãos de DEUS.
    Agora vamos falar do seu Blog querida amiga.
    Adorei e vou acompanha-lo.
    Que DEUS a abençõe sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Se os palavrões não existissem, precisariam ser inventados para descrever esse tipo de Filho da...

    ResponderExcluir
  7. Hey Dani Z.

    Você someeee... =/

    Aparece vai!

    Um beijooo!

    ResponderExcluir

Saber que você passou por aqui é muito importante para mim... Portanto, não deixe de comentar...

Agradeço-lhe a visita!

Abraços,

Dany Ziroldo