segunda-feira, 27 de outubro de 2008

SERÁ O MUNDO DOS ESPERTOS?


Vivenciamos certas situações, as quais nos causam indignação e revolta. É quase inacreditável a “cara de pau” com que algumas pessoas se revestem para cuspir em nossa face a conhecida frase: “O mundo é dos espertos!”, sempre com um gargalhar sarcástico por detrás da máscara feita de madeira nobre, livrando-se de qualquer suspeita.

Por eu sempre ter sido muito bobinha, ingênua, tola (utilizem o adjetivo que considerarem mais adequado), por eu sempre pensar uma vida inteira antes de dar qualquer passo, passar-me para trás nunca foi tarefa difícil. Por eu ser boba, me enganam e quando me dou conta, não há mais nada o que fazer. Por eu pensar demais, me ultrapassam e quando resolvo apertar o passo na corrida, já estão cruzando a linha de chegada.

Dificilmente desfaço-me desta cara de tonta, dificilmente consigo sentir o sentimento de revolta, por isso quando o sinto, não sei exatamente o que fazer. Comer chocolate sempre será uma saída, na falta, hoje comi bolachas e fiquei andando pela casa, pensando em descarregar nas palavras. Se ainda fosse semana passada, já teria escrito o texto e talvez já estaria me sentindo melhor, mas me fiz uma promessa: dar um tempo para a escrita, por hora. No entanto, também tenho o péssimo hábito de não cumprir promessas. (Por favor, perdoem-me todos aqueles que estão esperando que eu cumpra alguma promessa que lhes fiz. Um dia, as promessas que ainda me lembro, pretendo cumpri-las.)

Hoje, por enquanto, o problema não é minhas promessas, o problema é que certas pessoas são “espertas” e tentam enganar os “tolos”. Estas pessoas são capazes de se transformarem, da noite para o dia, de algozes em vítimas e pior, muitas vezes acreditamos serem verdadeiros heróis.

Depois de enganados, sentimo-nos, verdadeiramente, comovidos e sentidos com suas falas, que até mesmo suas palavras verdadeiras adquirem significados puramente figurados aos nossos ouvidos, descartando o único significado real, o literal.

É verdade que, possivelmente, um dia a máscara cairá e será neste exato momento que a revolta surgirá.

Contudo, aprendemos (pelo menos, sempre tentaram me ensinar e espero, sinceramente, estar aprendendo) que para todo o esforço há uma recompensa; que mentira tem perna curta; que devemos andar pelo caminho correto, por mais duro que este possa nos parecer a princípio; que a justiça dos homens pode falhar, mas a de Deus nunca falha. Por isso, por acreditarmos que Deus tudo vê, começamos a nos acalmar.

O mais engraçado nisto tudo é que este sentimento de revolta só chegou a esta proporção por uma culpa inteiramente minha. Poderia ter feito algo ontem, anteontem ou (ante)anteontem, entretanto, deixei para hoje e pensava em deixar para amanhã.

Agora já é tarde e talvez apenas eu tenha visto o que se esconde por detrás daquela máscara...


Dany Ziroldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saber que você passou por aqui é muito importante para mim... Portanto, não deixe de comentar...

Agradeço-lhe a visita!

Abraços,

Dany Ziroldo