sábado, 20 de setembro de 2008

Caso Estrada Boiadeira – Capítulo 40


Em comemoração aos quarenta anos da idealização da pavimentação da Estrada Boiadeira, escrevo o quadragésimo capítulo do Caso Estrada Boiadeira.

“Como assim quadragésimo capítulo? O que aconteceu com os outros trinta e nove?”

Pessoal! Muita calma nessa hora. Vamos por partes.

Primeiramente, tenho que confessar: não existem outros trinta e nove capítulos sobre o Caso Estrada Boiadeira, quer dizer, ainda não existem!

Eu só achei que seria interessante se alguém tivesse escrito ao menos um capítulo por ano, desde que a estrada foi idealizada. Pensem, já teríamos um livro! Mas como ninguém se lembrou de escrever sobre isso (ou alguém lembrou?), vamos fazer de conta que há outros trinta e nove capítulos perdidos por aí, isso mesmo, perdidos pela estrada, como um tesouro enterrado e já que eles estão escondidos e ninguém os encontrou ainda, escrevo o quadragésimo capítulo, para combinar com os quarenta anos.

A história é a seguinte, hoje, ouvi na rádio local da minha cidade uma entrevista, com alguém importante de um departamento de construção de estradas, a respeito da Estrada Boiadeira e os quarenta anos que já se passaram desde o seu início até os dias atuais. Imagino que, provavelmente, devam estar se perguntando: “Mas qual o problema da estrada?”; “Será que a pavimentaram há quarenta anos e esqueceram que ela existe e por isso está toda esburacada?”

Bem, preciso lhes dizer que o problema é pior do que apenas buracos. Lembram que usei no início a palavra “idealização”? Pois é, é isso mesmo o que vocês estão pensando: tudo não passou de uma idéia, ou seja, a estrada nunca foi pavimentada!!! (Pelo menos, não a parte da estrada que eu conheço...)

Afinal, o que são quarenta ou, quem sabe, cinqüenta anos?

Deixando os quarenta ou cinqüenta anos para lá, voltemos para a estrada. Para quem não sabe, a Boiadeira é uma estrada que liga algumas cidades aqui da região, apesar de ouvir falar dela desde que nasci, principalmente em época de campanha eleitoral, não sei praticamente nada a seu respeito, nem onde começa, muito menos onde termina. E a explicação do seu nome, ele mesmo nos diz.

(O que? Se já fui buscar outra explicação para a denominação Boiadeira? É claro que já fui!!! Vocês acham mesmo que eu, com toda esta fértil imaginação, não iria buscar alguma história fantástica que tentasse explicar o motivo de lhe terem batizado assim? Pois bem, fui, mas tive que me contentar com a história dos bois que passavam por lá...)

Sinceramente, para mim, a Estrada Boiadeira significa o seguinte: Primeiro, a estrada de chão aonde fomos fazer algumas expedições nas aulas práticas de biologia na época do colégio (sabem, tenho boas recordações daquele tempo) e, segundo, a estrada que começaram e nunca terminaram e que tem sempre alguém dizendo que vai concluir.

Contudo, de acordo com o que ouvi no rádio hoje, muito em breve, a Estrada Boiadeira estará pavimentada, portanto, sua pavimentação natural, feita do solo destas terras, passará a ser apenas uma boa recordação, com um misto de alívio e saudade, para alguns milhares de pessoas...

Só fico pensando em uma coisa, se isso realmente acontecer, o que será que vão prometer nas próximas eleições?


Danielly Ziroldo



Um comentário:

  1. Aaaa... a famosa estrada...
    as plantas nojentas, a terra... afff
    rsrs

    Tenho uma foto de lá... do terceirão...

    Ohh tempo bom!!!
    que não volta mais...

    bom, em 40 anos... nada fizeram...
    hum...
    o que serão mais 4 anos?

    Acordaaaa! Não farão nada não!
    rsrs

    Beijos

    NEQEAV

    ResponderExcluir

Saber que você passou por aqui é muito importante para mim... Portanto, não deixe de comentar...

Agradeço-lhe a visita!

Abraços,

Dany Ziroldo