terça-feira, 9 de setembro de 2008

QUERO SER QUANDO CRESCER


Ao encontrar uma criança, é quase inevitável deixar de lhe perguntar o que quer ser quando crescer, é como se soubermos e elas souberem disso, pudéssemos movimentar alguns pauzinhos para tornar este sonho realidade, como se aquele sonho de criança, fosse um sonho para a vida inteira.

Não digo que um sonho de criança não possa se tornar um sonho para a vida inteira, mas é mais provável que ele se transforme, da mesma forma como nos transformamos conforme vamos crescendo e conhecendo o mundo.

Lembro-me de que no pré, quando me perguntavam o que queria ser quando crescer, de que dizia toda feliz que seria professora. Alguns anos mais velha, influenciada pelas Chiquititas (lembram da novela Chiquititas?, pois é, não perdia nenhum capítulo) queria, porque queria, ser cantora e atriz (é verdade que não levava o menor jeito, mas criança não sabe destas coisas).

Mais tarde, quando conheci a poesia, quis fazer-me poeta. Depois, quis ser advogada e nesse monte de querer ainda quis ser jogadora de futebol. E sobre ser professora, será que havia esquecido? Bem, naquela época esta idéia era inaceitável, no entanto, mudar de idéia quando criança não é difícil. Passada a fase advogada (sobre a fase jogadora de futebol, acho que esta nunca passou), voltei a querer ser professora, só não tinha certeza sobre o que ensinar: matemática, português, inglês, educação física? (Quantas coisas para escolher e nos exigem que façamos isso tão cedo!)

É, escolher o que ser quando crescer é uma tarefa muito complicada. Sobre mim, só sei que as coisas foram acontecendo, acontecendo e por fim, ficou decidido que seria professora. Porém, um dia apareceu uma tia aspirante a jornalista e não foi preciso mais para que deixasse novamente de querer ser o que já estava decidido.

O tempo passou e depois de tantos sonhos, depois de querer ser tantas coisas, descobri os meus não talentos para arte de cantar e encenar; descobri que ser poeta não é tão fácil e ainda não consegui me tornar uma; que as leis eram muito chatas de serem estudadas; que era um tanto perna de pau e nunca teria habilidade suficiente com a bola; que ser jornalista me está muito distante. Então, estudei para ser professora (o primeiro dos sonhos), contudo, o mais perto que cheguei disto, por enquanto, foi ter um diploma na mão (engraçado, só depois que o temos, descobrimos que não significam tanto quanto achávamos que significavam).

Sabem, se me perguntassem hoje o que gostaria de ser quando crescer, sinceramente, não sei o que responderia, talvez dissesse que queria ser contadora de histórias (espero que não queiram saber o motivo).

Minha sorte é que ainda não cresci...

E você, o que quer ser quando crescer?

Danielly Ziroldo

3 comentários:

  1. Dany, primeiramente PARABÉNS pelo seu texto... nossa! Muito legal... mexeu comigo! Sério mesmo! Muiiito bom mesmoooo!!!

    Ha... eu quero saber porque queria ser contadora de historias... se bem que tenho minha "reflexão" sobre o texto... rsrs mas quero saber da autora, já que tenho a oportunidade.

    rsrsr Sonhei... não acordei na Europa ainda... rsrs quem sabe um dia... rsrs Um dia sonhei, e acabei que acordei em SP... rsrs

    Leão é mais forte... meu animal preferido... meu signo... gosto de leão... diz muito de mim... rsrsr

    Nossa Dany... mais uma vez! Parabéns pelo texto!

    PS. eu assistia e era hiper fã da Milly, das Chiquititas... rsrsr
    amavaaaaaaa... rsrs

    Mais uma vez...
    Perfect Text!!!!!
    Congratulations!!!!!!!!!
    Muito bom!
    Texto bom é o que mexe com a gente, que nos faz refletir, que nos acrescenta algo... e esse... nossa... em todos os sentidos! Muito 10!
    sem palavras!

    Bjo
    saudadesss
    Fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. ha...
    quanto ao texto "xandinho sozinho" rsrsr
    estava falando parte de mim... parte do meu senso de escritor...
    as vezes me sinto só... é inevitável...
    mas o sentimento da solidão as vezes é complexo... e muito legal de se analisar...
    rsrsrs

    por trás de cada texto tem um motivo secreto... rsrsr
    por trás de cada um... rsrsr

    inspiração é assim... rsrsr

    sadadesssssss
    hiper beijo

    ResponderExcluir
  3. Dany;

    Hehehe... vamos filosofar?
    Reflexões a respeito de ser contador (a) de histórias...

    Bom... se você me perguntasse, hoje, o que eu gostaria de ser quando crescer, eu poderia ser contador de história... motivo: eu poderia ser quem eu quisesse ser, no mundo em que eu quisesse... defender as pessoas que eu quiser, fazer de vilões quem eu desejasse... Poderia voar, ter força, ser imortal...; poderia viver em um país melhor, ou pior, desde que eu fosse o herói... hehehe... melhor dizendo: eu seria o herói! Afinal... eu contaria a história!

    Talvez eu quisesse ser contador de histórias também...
    Pensando assim...!

    Mas no fundo... eu quero saber o motivo do porque você poderia "ser contadora de história quando crescer"...

    =)

    é isso ai Dany Z.
    ;-)
    Abraço de urso!
    Beijos

    ResponderExcluir

Saber que você passou por aqui é muito importante para mim... Portanto, não deixe de comentar...

Agradeço-lhe a visita!

Abraços,

Dany Ziroldo